Análises clínicas
Idosa enfrenta problemas com exames cotidianos na rede municipal
Idosa de 83 anos não conseguiu fazer seus exames de rotina na última quinta-feira
Gabriel Huth -
Após consultar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, Simões Lopes, dona Janir da Silva, de 83 anos, cumpriu a rotina de todos os anos: aguardou até a data indicada e se dirigiu ao laboratório. Foram 12 horas de jejum para, na última quinta-feira, chegar ao local e receber a informação de que o convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS) havia sido encerrado e seu exame não poderia ser coletado.
Dona de casa, a filha de dona Janir, Mirta Chaves, 52, diz que nunca houve problemas antes com as análises clínicas feitas anualmente. A partir de consultas na UBS, a idosa era encaminhada para realizar os exames há pelo menos dez anos em diferentes laboratórios, sempre através do Sistema Único de Saúde (SUS) e do posto de saúde do seu bairro. "Se tivessem avisado, não teria problemas", manifesta Mirta. No entanto, com a necessidade de ter acompanhamento constante de seu estado de saúde, dona Janir dizia-se aborrecida com a situação enfrentada por ela por outros pacientes com problemas mais graves.
Por ser idosa, Mirta lembra que cuidados especiais com a mãe precisam ser adotados no caso de jejuar e se preparar para ir até o local, longe da sua casa. Com marcação prévia de um mês, dona Janir faria 12 tipos diferentes de exames. A família chegou a consultar preços para fazer no sistema privado, mas desistiu por q uestões financeiras. "Custaria mais de R$ 800,00 e não tínhamos como pagar", contam.
Problemas com o laboratório
O problema foi enfrentado por outros usuários neste mesmo laboratório, relata a secretária Ana Costa. Em junho deste ano, a SMS realizou uma licitação para conveniar novos estabelecimentos para a realização de exames de análises clínicas. A gestora explica que a pasta se comunicou com todos os laboratórios para que exames fossem marcados até o dia 31 de julho, data final dos antigos convênios. Apenas um deles não respondeu às notificações da secretaria. Este laboratório é justamente onde haviam sido marcadas as análises clínicas de dona Janir.
"A gente chegou a se disponibilizar para ir até o local em questão buscar as requisições e reagendar nos novos laboratórios, mas nunca obtivemos resposta", explica Ana Costa. Outros usuários também teriam feito reclamações nas redes sociais veiculadas à SMS por enfrentar situações semelhantes. Todos os outros laboratórios passaram as informações e dados solicitados pela SMS, garantiu a secretária.
A orientação de Ana Costa para quem passar pela mesma situação é procurar a pasta, na rua Lobo da Costa, 1.764. "Isso não podia acontecer", lamentou a secretária.
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